Diagnóstico Comunitário Participativo é uma atividade coletiva proposta pela Chamada Publica de ATER para Mulheres executada pela FATRES nas comunidades beneficiadas. Durante a atividade é identificado o trabalho das mulheres e participação em todo o processo produtivo nos agroecossistemas, bem como as suas dificuldades e demandas específicas.

O diagnóstico é realizado com uma metodologia participativa, com enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e intercultural, buscando a construção da cidadania e a democratização da gestão da política pública.

O principal objetivo é planejar as atividades de ATER que serão desenvolvidas no contexto local a partir da análise e identificação dos problemas, entraves, potencialidades e conquistas da comunidade e grupos produtivos. Já foram realizados 16 diagnósticos nas comunidades dos municípios de Santaluz, Araci e Ichu, e no mês de outubro acontecerão também nos municípios de Serrinha e Teofilândia.

Esses diagnósticos auxiliarão nos processos de planejamento de ações, onde as atividades desenvolvidas instrumentalizarão o grupo para elaboração de um projeto comunitário, o qual resultará no plano de ação, estimulando o desenvolvimento de grupos produtivos de forma sustentável, com a valorização da mulher e das jovens durante o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *