O Movimento de Unificação Camponesa (MUC) é um instrumento de luta dos acampamentos e assentamentos do Território do Sisal, construído a partir da necessidade de atender as famílias. A criação do MUC se deu a partir da intervenção e mobilização da FATRES que já realizava um processo organizativo/político dos assentamentos por meio de sua Secretaria de Politicas Agrícolas, Agrária e Meio Ambiente.
Aos dez anos de atuação no Território do Sisal, o movimento atua exclusivamente na identificação de demandas dos assentamentos e acampamentos, mobilizando as famílias sem terra, ajudando a articular políticas públicas para as áreas já ocupadas e identificando imóveis afins para a reforma agrária e o crédito fundiário.
Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, são responsáveis por levar as demandas de suas comunidades para serem executadas pelo MUC. Esta parceria se dá da mesma forma que os agricultores (as) que vivem nos assentamentos procuram os sindicatos para contribuir com sua organização políticas estrutural e de luta organizada.
As ações do Movimento de Unificação Camponesa estão voltadas para:
- Cadastramento de famílias para aquisição de cestas básicas contemplando mais de 400 famílias, identificação de imóveis a serem vistoriados e desapropriados. Desde o ano de 2014 o MUC contribuiu para que 130 famílias do Território do Sisal fossem assentadas e, mais 70 famílias estão em fase final de negociação de dois imóveis para a desapropriação.
- Recuperação Habitacional, 80% dos os assentamentos ligados ao MUC foram beneficiados com o melhoramento habitacional entre 2012 a 2014 com investimentos de 5 a 08 mil reais.
- Os assentamentos mais recentes – Vale do Itapicuru, Atanásio José dos Santos, ambos nos municípios de Araci, estão em fase de implantação dos créditos inicial, fomento e fomento mulher. Os demais já estão recebendo os dois fomentos.
- Organização Produtiva de Famílias a partir do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) executado pela FATRES de 2008 a 2014, buscando gerar trabalho e renda e garantir aos acampados a permanência na área ocupada.
- Beneficiamento de famílias com as políticas públicas de Estado a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (PRONAF) Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e comercialização a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Um modelo de produção articulado em cooperativas e vendendo seus produtos de forma regular.
Atualmente o Assentamento Rumo Independência, em Santaluz, está em fase de conclusão do PRONAF A.
O assentamento de Lagoa dos Bois em Santaluz e Nova Palmares em conceição do Coité, estão sendo comtemplados com as agroindústrias de beneficiamento de sisal, galinha caipira, e beneficiamento de frutas através dos grupos de produção;
Assentamentos que o MUC Acompanha:
- Araci
- Atanásio José dos santos
- Vale do Itapicuru
- Biritinga
- Santa Virginia
- Flor d’açucena
- Flor d’açucena
- Cansanção
- Nova esperança
- Alto bonito
- Santaluz
- Mucambinho
- Lagoa dos bois
- Antônio Conselheiro
- Vargem Funda
- Rumo Independências
- Conceição do Coité
- Nova Palmares
- Quijingue
- Assentamento Quijingue