BAHIA PRODUTIVA

É um Projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, a partir de Acordo de Empréstimo firmado entre o Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).

Por meio do Bahia Produtiva são financiados (sem reembolso) subprojetos de inclusão socioprodutiva e de abastecimento de água e saneamento domiciliar, de interesse e necessidades das comunidades de baixa renda da Bahia.

Nesse contexto a FATRES é uma das Instituições prestadoras do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural aos beneficiários dos empreendimentos apoiados pelo Projeto Bahia Produtiva conforme acordo de Empréstimo com o Banco Mundial nº 8415-BR. Após a proposta aprovada a FATRES assinou contrato nº 039/2017 para ordem de serviço e vem desenvolvendo ATER diferenciada para esses beneficiários cumprindo com o objetivo do projeto:

  • Aumentar a integração ao mercado, promover a segurança alimentar e nutricional, melhorar o acesso ao serviço de abastecimento de água e saneamento de domicílios.
  • Melhorar a infraestrutura básica necessária para apoio à produção e a comercialização.
  • Promover a inclusão econômica e social de mulheres, jovens, povos indígenas, comunidades tradicionais e empreendedores da economia solidária.
  • Fortalecer a capacidade das associações comunitárias/organizações de produtores para elaborar e implementar e gerir os subprojetos.
  • Promover a adoção de práticas de gestão sustentável de recursos naturais em áreas de produção.

 

O público beneficiário do Projeto Bahia Produtiva assistidos pela FATRES

São Agricultores Familiares e Empreendedores da Economia Solidária somando um total 10 Associações e uma cooperativa com público de 291 famílias beneficiárias no território Bacia do Jacuípe

 

Municípios e suas respectivas comunidades:

Capela do Alto Alegre (Associação Comunitária Salgado e Cortiço, Associação Comunitária Conceição, Associação Comunitária Rural de Queimada Nova e Associação Comunitária de Tanquinho I)

Capim Grosso (Associação do Pequenos Produtores Rurais de Mata do Estado e Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina), Pintadas (Associação dos Apicultores de Pintadas)

Riachão do Jacuípe (Associação de Desenvolvimento comunitário de Barreiros e Associação Comunitária dos Moradores de Mandassaia II)

Várzea da Roça (Associação de Apicultorees de Várzea da Roça e Associação Comunitária Lagoa da Preta e Capoeira do Milho).

Maiores informações, falar com a Coordenação no formulário abaixo: