STR de Quijingue dialoga com representantes do INSS: município teve agência inaugurada nesta sexta-feira
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Quijingue que também teve participação na reivindicação pela implementação da Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município, agora finalmente pode comemorar, “nós do Sindicato sempre tivemos na busca de implantação do INSS aqui, quando iniciou as obras nós tivemos por diversas vezes conversando com a gerência de Tucano e fazendo essa mobilização e cobrança, o prédio ficou fechado por mais de dois anos, cobramos do grupo político na época para fazer uma intervenção para que pudesse iniciar o funcionamento, mas só agora estamos recebendo este presente que vai facilitar a acessibilidade dos trabalhadores/as rurais da agricultura familiar no acesso aos benefícios que a previdência oferece”. Explicou o Presidente do Sindicato, José Caros Almeida.
Na manhã de quinta-feira (21), um dia antes da inauguração a equipe esteve reunida com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para ajustar a parceria e, apresentar a nova forma de resolução dos processos que agora serão digitalizados. O STR irá avaliar e se preparar para o ajuste dos processos chegarem até ao INSS e sem prejudicar o trabalhador/a, “precisamos ter uma atenção maior para quando enviar a documentação os processos e, a necessidade de uma orientação jurídica também”, ressaltou José Carlos.
O ato de inauguração da Unidade de Quijingue aconteceu nesta sexta-feira (22/09), como parte do ato inaugural, dois processos apresentados pelo STR foram encaminhados para uma demonstração real de funcionamento, os agricultores/as que tiveram sua documentação encaminhada, já saíram com seus processos homologados no ato solene de inauguração.
A gerente, Laís Correia, afirmou que a agência em Quijingue é importante para a acessibilidade da população aos serviços. “O ônus que o município tinha vai deixar de existir por conta da acessibilidade, então a humanização do atendimento com acessibilidade e possibilidade de estar mais perto dos trabalhadores é o que é fator de maior importância neste momento”. Destacou
“É uma grande vitória a agente está inaugurando a unidade de Quijingue, estamos chegando mais próximo da população que precisa do INSS vamos ter inicialmente dois servidores que irão atender diretamente a as demandas da população com auxílio inclusive dos parceiros como é o caso do Sindicato”. Garantiu o Gerente Regional de Juazeiro, Augusto César Gomes Netto.
Antes da unidade de atendimento em Quijingue os trabalhadores/as acessavam os serviços do INSS nos municípios de Euclides da Cunha e Tucano, José Carlos ressaltou que vai melhorar de forma significativa já que atualmente 90% dos benefícios que são solicitados pelos cidadãos/ãs perpassam pelo sindicato, “destes temos uma população que está 70% na área rural, isso vai facilitar ainda mais a vida deles e fortalecer a economia local, porque estas pessoas não precisam mais deslocar para outros municípios para acessar os serviços e o poder de compra também gira em trono do município”. Concluiu José.
ASCOM FATRES