Homenagem ao Dia do(a) Agricultor(a) do SINTRAF de São Domingos
A FATRES esteve presente nesta segunda-feira (25/07), no evento em homenagem ao Dia do(a) Agricultor(a), realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF de São Domingos, o qual teve como objetivo homenagear os agricultores e agricultoras e discutir o tema “Agricultura Familiar: Avanços e Desafios”.

O evento teve início com uma mística, na qual agricultores e agricultoras entraram carregando seus instrumentos e utensílios usados diariamente. Em seguida foi montada uma mesa de abertura, composta por agricultores, representantes de associações, lideranças e representantes de sindicatos e entidades parceiras. O sr. Julivaldo Silva, secretário geral da FATRES começa parabenizando o sindicato de São Domingos pelo evento e parceria, e comenta sobre a “importância da agricultura familiar num momento tão delicado quanto o que o Brasil passa, principalmente em relação à fome”.

Em seguida, a sra Virginia Araújo, gestora de projetos da Fundação APAEB, inicia o bate-papo sobre os avanços e desafios na agricultura familiar com a pergunta: “o que a gente pensa quando se fala em agricultura familiar?” e, a partir das respostas do público, instiga a reflexão. Virgínia destaca o trabalho da mulher na agricultura familiar, o reconhecimento do papel dos jovens e a relevância da assistência técnica (ATER) para a vida dos agricultores e agricultoras, além da necessidade da valorização da educação do campo, para que os jovens tenham o desejo de continuar ali, e finaliza com o questionamento: “como a gente avalia os avanços e declínios na agricultura familiar nos últimos 20 anos?”.

Na oportunidade, o sr. Iraelson Lima, diretor do SINTRAF São Domingos e secretário de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente da FATRES, discorre “a gente promoveu esse evento em homenagem aos agricultores porque nós entendemos que é um momento de prestigiar, junto com os nossos parceiros(…) Nós tivemos a oportunidade de expor alguns artesanatos, inclusive de um grupo de produção que foi criado aqui pelo sindicato, tivemos hortaliças, e são produtos do município. A nossa intenção é essa, valorizar cada vez mais a agricultura familiar e contar com as parcerias para realizar nossas ações”. O evento aconteceu no auditório do SINTRAF de São Domingos, e no encerramento foi possível apreciar produtos da advindos da agricultura familiar do município.