Campanha #PelaVida – Não a violência contra Mulheres e Meninas foi lançada nesta sexta-feira (16), no município de Retirolândia.
A Campanha #PelaVida: Não a violência contra meninas e mulheres está diretamente ligada rede dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra mulheres e até dezembro ocorrem várias ações de mobilização para conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo mundo.
No território do Sisal e Bacia do Jacuípe a Campanha é realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) junto com demais entidades FATRES, ACTIONAID, KnH e municípios dos dois Territórios e foi lançada nesta sexta-feira (16/11) no município de Retirolândia com a presença de 150 pessoas.

A mesa de abertura foi composta por representantes das organizações sócias, de educação e gestão pública do município de Retirolândia. Dente as representações estavam o MOC, a FATRES, o Sindicato de Retirolândia a UNEB de Conceição do Coité e Prefeitura Municipal.
“Nossa luta é constante para combater toda e qualquer forma de Violência contra as mulheres, hoje é uma dia de reafirmação desta luta, é um dia para darmos um passo a mais, criarmos nossas agendas e juntos as companheiras e companheiros nos nossos municípios, dizermos sim a vida das mulheres” Destacou a Secretária de Mulheres da FATRES, Cristiana Brito.
Ainda na parte da manhã, foi composta a mesa de Diálogo, que ficou por conta das representantes Naiara Bispo e Carla Lima – do coletivo TamoJuntas, da representante do Mandato da Deputada Estadual Neuza Cadore – Cláudia Muniz e da representante da Ronda Maria da Penha – soldada Patrícia Sanches e representando o MOC a coordenadora Pedagógica Maria Vandalva Oliveira.

“Precisamos falar das meninas que são violentadas, elas são as mulheres de amanhã, quando pegamos os dados da violência contra mulheres os dados mais alarmantes são com meninas adolescentes sobretudo meninas Negras”. Destacou Maria Vandalva.
A Soldada Patrícia Sanches, começou seu pronunciamento destacando onde a Ronda Atua e de que forma e chamou a atenção para a mobilização do Território para que seja implementada uma Ronda Maria da Penha. “O serviço de proteção as mulheres vítimas de violência ainda tem seus desafios, mas posso afirmar com veracidade que já temos efeitos positivos na diminuição destes casos, além dos apoios da PM, da SAPM do Ministério Público e a parceria com as demais instâncias públicas, nós temos o dever social de cumprir o chamado quando necessário para momentos como estes”. Afirmou a Soldada Patrícia.

Ainda na Tarde do dia 16 foram cada município criou sua agenda de atividades para os próximos dias de campanha reafirmando as ações #PelaVida de defesa dos direitos das mulheres e contra toda e qualquer forma de violência.
ASCOM FATRES