Nos dias 31/03 e 01/04 aconteceu em Salvador o evento Projeto Bahia Produtiva e a Promoção da Segurança Alimentar: Resultados e Perspectivas, onde foram apresentadas as receitas finalistas do Concurso de Culinária Afetiva – Cultivando Saberes e Sabores, além dos resultados alcançados com as ações de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) realizadas dentro do projeto nas comunidades assistidas.
Na quinta-feira foi realizada a final do o concurso de receitas, onde foram inscritas receitas dos agricultores assistidos pelas prestadoras de serviço do Bahia Produtiva, as quais buscavam fortalecer a tradição e ancestralidade, garantindo a soberania alimentar e nutrição com produtos da agricultura familiar.
A FATRES participou com uma receita de Moqueca de Banana Café com Farofa de Licuri, feita pelas agricultoras Gilcide dos Santos e Isabel Lima, da Comunidade de Quilombola de Alto do Capim, município de Quixabeira. A grande vencedora foi a receita de Brevidade de Tapioca, um bolinho ancestral feito de tapioca (fécula de mandioca) e rapadura, apresentada por agricultora acompanhada pela Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco – FUNDIFRAN.
Já na sexta-feira aconteceram, palestras com apresentações dos resultados das ações de SAN nas comunidades, Rodas de Conversa sobre o tema, além de relatos de experiências do MOC (Movimento de Organização Comunitária) e do Instituto Mãe Terra, além de um painel sobre Diagnósticos e Perspectivas no Enfretamento da Fome – Projetos de Desenvolvimento Rural na Bahia.
Durante o toda a realização do Projeto Bahia Produtiva, aconteceram nas comunidades as ações de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) voltadas para apresentação de PANCs (plantas alimentícias não convencionais), construção de conhecimentos sobre essas plantas, receitas tradicionais com a utilização de produtos das comunidades e como esses produtos podem ser utilizados base da alimentação diária.