O trabalho foi realizado nas comunidades rurais dos municípios de São Domingos, Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha, através do Projeto Bioma Caatinga executado pela Fundação de Apoio A Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia – FATRES no Estado da Bahia.

O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico rural com 530 agricultores familiares beneficiados pela Chamada Pública ATERSDR/BAHIATER nº 001/2022, aplicando técnicas de metodologias participativas a fim de identificar os principais problemas/necessidades e potencialidades produtivas, sociais, econômicas e ambientais da comunidade.

Para tanto, foram realizadas oficinas, visitas técnicas e aplicação de Diagnósticos Rurais Participativos nas Unidades de Produção Familiar – UPFs, identificando-se, dentre outros aspectos, as principais culturas trabalhadas, área de produção vegetal, espécies animais mais explorados e quantificando-se os rebanhos bovino, caprinovino, suíno e aves caipiras.

Através do trabalho, obteve-se um panorama da realidade do local, dando subsídio à construção do planejamento para a melhoria da condição socioeconômica das famílias trabalhadas. Pode-se, também, observar a importância do trabalho da assistência técnica especializada para o crescimento produtivo e desenvolvimento social da agricultura familiar.