O VII CONFATRES – Congresso da FATRES, aconteceu nos dias 11 e 12 de maio, e reuniu representantes dos 16 sindicatos filiados à entidade além de instituições parceiras, para discutir sobre o Plano Político-Administrativo que estabelecerá as bandeiras de luta e as metas/atividades para os próximos 4 anos de exercício da entidade (2023 à 2027).

O evento teve início com uma mesa de abertura e seguiu com a discussão sobre a Conjuntura Política na Agricultura Familiar, que contou com a participação do coordenador geral Urbano Carvalho, Rosival Leite da FETRAF, Rafael Trabuco do Banco do Nordeste – BNB e José Silva da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

No decorrer do debate Rosival comentou sobre a contribuição das organizações na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, e refletiu sobre a diminuição do orçamento para a classe devido às ações do governo anterior. Rafael traz um panorama das políticas de acesso ao crédito rural e comenta também sobre a importância da modernização/mecanização do campo. Já na fala de José Silva, ele cita sobre sua trajetória na FATRES, e faz provocações a respeito do cenário político atual “os agricultores estão compreendendo agora as lutas que foram perdidas nos últimos 6 anos”. Na abordagem de Urbano ele destaca a importância da reformulação dos estatutos dos sindicatos, para que possam abarcar também novas políticas como de saneamento ambiental rural.

Durante a tarde aconteceram as plenárias das secretarias onde, divididos em grupos, discutiram os principais pontos levantados para o plano de ação dos anos a seguir. Após a discussão, cada secretaria apresentou à plenária os pontos discutidos, para sugestões de alteração e aprovação final.

Após as atividades, aconteceu também uma Noite Cultural em comemoração aos 27 anos da FATRES, são 27 anos de Convivência com o Semiárido. Zicks Musical e Arlece Freire abrilhantaram a noite com muita música e foram relembradas histórias da trajetória da entidade, desde sua fundação, os percalços pelo caminho e o que se espera do futuro.

Na manhã de sexta (12) foi formada a chapa e eleita a Nova Diretoria e Conselho Fiscal, a qual conduzirá a instituição no quadriênio seguinte. Estiveram presentes os sindicatos de Araci, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Serrinha, Retirolândia, São Domingos, Valente, Santaluz, Queimadas, Nordestina, Monte Santo, Itiúba, Quijingue e Tucano, além de instituições parceiras como a APAEB, a Fundação APAEB, MOC, CUT e UNICAFES.